terça-feira, 20 de setembro de 2011

Histórico da Escola Barão de Vera Cruz



·        Escola Barão de Vera Cruz, fundada em agosto de 1966.


                  Escola de médio porte, da Rede Estadual de Ensino, subordinada a GRE Metropolitana Norte e localizada no bairro de Cruz de Rebouças, na cidade de Igarassu. Tendo a frente como gestora: Jandira Freitas de Almeida; Adjunta: Severina Moura da Silva ; Secretária: Maria Goreti dos Santos Copino; Educadora de Apoio: Joseneide Cavalcanti Camara; Técnicas: Elza Maria do Nascimento Pereira, Maria Alice Silva de Lima e Rosângela de Barros Albuquerque.
                 Oferecemos como Modalidades de Ensino: 6º ao 9º Ano / EJA (Fases: III e IV) do Ensino Fundamental e EJA do Ensino Médio, como também, os projetos: Com–Vida (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola), Mais Educação, Travessia (Fundamental), Aprender Mais e Pró Jovem do Campo.
                 Os projetos têm o objetivo de ampliar a Jornada Pedagógica dos alunos e o seu pleno desenvolvimento social, afetivo e intelectual.
                  Funcionamos com 16 servidores em diversas funções, 40 professores, 32 turmas, 1.240 alunos matriculados e distribuídos em  03 (três) turnos.


·        Principal desafio da Escola
                
                  Trabalhar para obter a auto estima é um desafio, assim como,as diversidades culturais e o respeito às diferenças. Procuramos manter o elo de ligação – escola/comunidade – tentando resgatar a nossa identidade enquanto instituição e formadora de cidadãos.


                                                                  











 




Família é importante

  
       Família é fundamental a toda criança e adolescente. E ter não significa somente pertencer a um grupo formado por pai, mãe, avó, tio e irmãos. Mas se sentir acolhido e amado por esse grupo, aprender no convívio o que deve ou não ter valor, o que é direito e dever.
     Estar presente na vida dos filhos quando se trabalha fora o dia inteiro é uma tarefa difícil, árdua, mas é fundamental.  Devemos conhecer os amigos dos nossos filhos, essa convivência é importante.  Temos que repassar que todos tem obrigação em casa: "os pais trabalham, os filhos estudam".   Com isso repassamos amor, respeito e responsabilidade. Há também a dificuldade em repassar valores quando sabemos que a impunidade  e  a  corrupção  são frequentes em nossa sociedade.
    Temos que impor limites aos nossos filhos, cobrar horários, perguntar para onde e com quem vão sair.Existe um ditado popular que fala: "Quem faz a sua cama nela mesma se deita."    Se fizer de pena, vai ficar no macio.   Se  for  de prego, é nela que vai passar o resto da sua vida.
      É importante que os pais passem valores e acompanhem de perto,   pois chegará o dia em que eles responderão pelos seus próprios atos.