Família é fundamental a toda criança e adolescente. E ter não significa somente pertencer a um grupo formado por pai, mãe, avó, tio e irmãos. Mas se sentir acolhido e amado por esse grupo, aprender no convívio o que deve ou não ter valor, o que é direito e dever.
Estar presente na vida dos filhos quando se trabalha fora o dia inteiro é uma tarefa difícil, árdua, mas é fundamental. Devemos conhecer os amigos dos nossos filhos, essa convivência é importante. Temos que repassar que todos tem obrigação em casa: "os pais trabalham, os filhos estudam". Com isso repassamos amor, respeito e responsabilidade. Há também a dificuldade em repassar valores quando sabemos que a impunidade e a corrupção são frequentes em nossa sociedade.
Temos que impor limites aos nossos filhos, cobrar horários, perguntar para onde e com quem vão sair.Existe um ditado popular que fala: "Quem faz a sua cama nela mesma se deita." Se fizer de pena, vai ficar no macio. Se for de prego, é nela que vai passar o resto da sua vida.
É importante que os pais passem valores e acompanhem de perto, pois chegará o dia em que eles responderão pelos seus próprios atos.
Família é o laço mais importante que uma criança pode ter. Podemos amar os nossos filhos, mas nunca esquecer de impor limites.Os limites vão fazer eles crescerem como indivíduos
ResponderExcluirsolidários e capazes de respeitar a si mesmo e as pessoas que os cercam.
Jandira Freitas